Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Futsal - Europeu - Antevisão

    Materazzi23
    Materazzi23

    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 29/01/2010
    Idade : 33
    Localização : Guarda/Viseu
    29012010

    Futsal - Europeu - Antevisão Empty Futsal - Europeu - Antevisão

    Mensagem por Materazzi23

    Futsal - Europeu - Antevisão 1uu1nb3t9idhuf7bvuqj

    O Campeonato Europeu de Futsal UEFA Hungria 2010 está prestes a começar, mais propriamente dia 19 às 17:30 com a anfitriã Hungria contra o "Brasil B" denominado de Azerbaijão. Portugal está no Grupo D com a campeã em título Espanha e com a Bielorrússia. Os grupos são os seguintes:

    Futsal - Europeu - Antevisão Grupos

    Quanto aos jogos, aqui fica o calendário:

    Futsal - Europeu - Antevisão Sem+T%C3%ADtulo

    Falando de cada grupo individualmente:


    Grupo A

    Hungria

    A equipa "da casa" conta com o mesmo factor para tentar fazer algo de bom neste campeonato. Tendo apostado bastante quer a nível de condições dos pavilhões, mas também no campo do turismo, a Hungria tenta pela primeira vez nos seus quase 25 anos de futsal passar a fase de grupos. Não tendo uma figura de destaque, o cinco base mantém-se quase sempre o mesmo: Zoltán Balázs é o guarda-redes, e que grande guarda-redes, por seu lado, Zsolt Gyurcsányi e Tamás Lódi são os melhores jogadores da 1ª Liga Húngara. János Madarász e Szabolcs Tóth jogam na Roménia no mesmo clube e que ironicamente têm o seleccionador como seu treinador.

    Republica Checa

    Como se sabe, a antiga Checoslováquia foi uma das primeiras selecções a jogar futsal a nível profissional e sempre com grandes momentos. Desfeito o país, a Republica Checa foi a selecção que herdou o dom do futsal, têm feito exibições de encher o olho e prometem muito para este europeu. O herói da selecção dá pelo nome de Martin Dlouhý que sendo o capitão da equipa foi peça fulcral na qualificação da Republica Checa.

    Azerbaijão

    Por fim, mas não menos importante, a selecção do Azerbaijão qualificada confortavelmente como melhor 2ª classificada. Tendo presente a ex-URSS no futebol de 11 e futebol de 5 (actual futsal), quando os países se separaram tentaram de imediato mostrar o seu potencial no mesmo. Contando com alguns naturalizados, nomeadamente brasileiros, tem como figura de destaque Thiago Rodrigues o habilidoso jogador do Araz.

    Grupo B

    Itália

    A selecção transalpina foi dos primeiros países a adoptar o futsal na Europa, e naturalmente o sucesso veio ao de cima, quando em 2003 se tornaram campeões "em casa". Sendo o finalista vencido de 2007 contra a Espanha, muito se espera de Itália que tem no comando Roberto Menichelli antigo adjunto de Nuccorini uma glória do futsal. De evidenciar dois grandes jogadores na selecção Italiana, o veterano guarda-redes Alexandre Feller que sendo também capitão partilha o estrelado com o "matador" Baptistella marcando este 6 golos em 3 jogos.

    Ucrânia

    Tendo sido presença assídua nas últimas fases finais de campeonatos europeus, a Ucrânia tenta subir o degrau que lhe falta, ser campeã. Falhou-o em 2001 e 2003 sendo finalista vencido em ambas as ocasiões. Tendo uma defesa de ferro, utiliza esse trunfo para o assalto ao primeiro lugar do Europeu de 2010. O sobrevivente Fedir Pylypiv, que representou a selecção nas finais perdidas de 2001 e 2003, é a figura carismática da selecção Ucraniana, podendo ser o seu ultimo campeonato europeu, quer acabar em beleza.

    Bélgica

    Sendo da velha guarda do futsal, a Bélgica colocou por fim o jejum de 7 anos de falhanço em ir à fase final de um campeonato europeu. Tendo a sua época áurea na década de 70 e 80, conseguiu um 3º lugar no primeiro campeonato em 1996. Está a mostrar um bom futsal em todos os jogos e assume-se como candidata a ir até ao fim. A esperança belga reside em Karim Bachar, melhor marcador de sempre da Bélgica e quase a chegar às 100 internacionalizações, é com a sua finalização que a selecção belga conta para ir longe na Hungria.

    Grupo C

    Rússia

    Tendo adoptado o futebol de 5 como um desporto importante a União Soviética na década de 50 usava-o como desporto de Inverno para "substituir o futebol" pelo frio que atravessava sempre o país. Como Rússia, e possuindo uma das ligas mais fortes do Mundo em futsal, a selecção conta com uma enorme montra de talentos. É uma equipa forte na transição defesa-ataque e que tem uma defesa bastante bem organizada muito difícil de ser batida actualmente. Apuraram-se sempre para a fase final do Europeu, tendo sido campeões em 1999. Vêm de um terceiro lugar em 2007 e vão tentar obter o título novamente que lhe escapa há mais de 10 anos. Tendo tanto talento russo, os principais protagonistas da selecção são o duo brasileiro Cirilo e Pula, os quais foram melhores marcadores do campeonato da Europa de 2007 e campeonato do Mundo de 2008, contam também com Sergei Zuev um dos melhores guarda-redes do Mundo e Aleksandr Prudnikov que veio dos Sub-21 onde ajudou bastante a selecção a ganhar, no passado ano, o campeonato Europeu.

    Sérvia

    A antiga Jugoslávia entrou nas andanças do futsal em 1987 e de cedo mostrou qualidade, mas nunca foi muito longe. Em 1999, ainda como Sérvia e Montenegro, conseguiram ir à fase de grupos, assim como em 2007 apenas como Sérvia. Foram estes os melhores registos da selecção da Sérvia. O pivot de 25 anos Marko Perić tem mostrado talento ao longo da qualificação e é o menino de ouro da Sérvia.

    Eslovénia

    Sendo mais um país da antiga Jugoslávia, a Eslovénia emergiu no futsal bastante tarde. Tendo-se qualificado apenas para um campeonato europeu, em 2003, voltou a comemorar a ida à fase de grupos sendo um dos melhores segundos classificados. Garantiu a passagem com uma reviravolta emocionante, ganhando 7-1 a Montenegro na "negra", mas esteve a perder 1-0 até aos últimos 5 minutos, fazendo de uma derrota quase certa, uma grande goleada. Benjamin Melink é o coração da equipa e a estrela da mesma. É com ele que a equipa vai tentar alcançar algo de benéfico para o país no Europeu.

    Grupo D

    Espanha

    Sendo a selecção dominante no futsal europeu, a Espanha tenta na Hungria alcançar o seu 3º campeonato consecutivo como vencedores. Sendo considerada a única selecção do Mundo a conseguir ombrear com o "super-Brasil", vai alternando com o mesmo a conquista dos campeonatos do Mundo. Conta com uma equipa coesa e bastante forte em todos os aspectos. Tendo uma liga bastante competitiva, é no entanto o Interviú Madrid o grande clube Espanhol que por 3 vezes venceu a Taça UEFA Futsal. Não tendo jogadores fracos, tem de se destacar o melhor guarda-redes do Mundo Luís Amado, Juanjo que dá bastante consistência ao sector defensivo, os tricampeões europeus e bicampeões mundiais Javi Rodríguez e Kike e as surpresas da qualificação Fernandão e Álvaro. Um pacote de estrelas que se assume candidata a vencedora e que certamente irá mostrar o seu futsal de mais alto nível.

    Portugal

    Vem de um quarto lugar no último campeonato da Europa onde foi anfitrião, Portugal é cada vez mais uma das melhores equipas de futsal a nível Mundial. É pelas ordens de Orlando Duarte que atinge este auge na sua história. Não teve vida fácil a selecção das quinas na qualificação, empatando com o Azerbeijão 3-3 com um golo de Joel Queirós no último minuto e vencendo depois por 2-1 e 8-1 a Finlândia e a Polónia respectivamente. É no espírito de grupo que está o segredo para os bons resultados e utilizando uma convocatória maioritariamente com jogadores que actuam em Portugal tenta chegar mais longe e desta vez conseguir mostrar o seu talento na final. O guarda-redes do Sporting João Benedito é uma das figuras emblemáticas da selecção, Pedro Costa e Arnaldo, os capitães e jogadores do Benfica assumem com a experiência a liderança de uma equipa em renovação. É nos pés e na magia de Ricardinho que o jogo flui, o jogador do Benfica tem lances de outro Mundo e quando inspirado é um jogador extra para a selecção. Gonçalo Alves e Joel Queirós completam a lista dos jogadores mais influentes da selecção.

    Bielorrússia

    A Bielorrússia, sendo considerada um outsider, consegue pela primeira vez o acesso à fase final de um campeonato da Europa e vai tentar mostrar o contrário, vai tentar impôr o seu futsal e com uma equipa que não tem estrelas faz notar uma grande vontade de vencer e tentar algo impossível teoricamente. Aleksandr Savintsev e Vladimir Levus são o jogador com mais internacionalizações e melhor marcador da selecção de sempre respectivamente. A par de uma equipa unida e consistente vão tentar elevar o nome da Bielorrússia no panorama do futsal europeu.



    Espero que tenham conhecido um pouco melhor as 12 equipas que estarão na fase final do campeonato europeu. Os jogos serão disputados na cidade de Budapeste (Grupos A e C e dois quartos-de-final) e Debrecen (Grupos B e D, dois quartos-de-final, ambas as meias-finais, jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares e final). É no Fönix Arena que será disputada a final, um pavilhão com todas as condições para a prática do futsal e que com 3 anéis e o seu piso preto é um dos pavilhões mais revolucionários e modernos que existe. Por outro lado em Budapeste o Sportaréna enquadra-se nas novas tendências do "design" espácio-temporal da cidade.

    Esperemos que seja um bom campeonato e que o futsal esteja ao mais alto nível em todos os jogos para o mesmo melhorar e ser visto de outros olhos pela sociedade e não como um Futebol B. Da minha parte desejo a melhor sorte à equipa Portuguesa e vou tentar assistir a todos os jogos e dar noticias actualizadas dos mesmos.

    Jorge Correia
    Compartilhar este artigo em: reddit

    gcardozo

    Mensagem Sáb Jan 30, 2010 5:15 am por gcardozo

    Não acompanho muito o futsal, não tinha ideia do domínio de equipas de leste na modalidade. 8 contra 4! E acho estranho selecções que tanto dão no futebol como a Alemanha, Inglaterra, a Holanda.

    Boa crónica, espero q seja desta que Portugal consiga algo mais.. já estamos na final, será que conseguiremos a vitória?
    avatar

    Mensagem Sáb Jan 30, 2010 7:40 am por mickles

    Infelizmente vai ser difícil ganhar hoje, ainda para mais com a falta que faz o Ricardinho..
    Mas ainda tenho fé numa surpresa Smile

    Mensagem  por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Ter maio 14, 2024 1:49 am